Mitos e verdades sobre os vidros laminados

O vidro laminado é um tipo especial de vidro, que apresenta maior segurança em relação a outros existentes, pois mantém em conjunto os estilhaços quando quebrado, de maneira a fazer com estes não atinjam o corpo ou o rosto das pessoas, por exemplo.

Embora se trate de um tipo de vidro relativamente antigo, uma vez que foi inventado no início do século passado, é fato que as pessoas têm muitas dúvidas sobre ele. Por isso, elaboramos este conteúdo para apresentar os principais mitos e verdades sobre os vidros laminados. Confira!

É verdade que o vidro laminado é mais seguro que o vidro temperado?

É bastante comum comparar essas duas opções de vidros (laminado e temperado) para verificar qual delas é a mais segura. Então, o que podemos dizer é que tanto o vidro laminado como o vidro temperado são projetos com características diferentes, mas ambos são conhecidos como seguros e resistentes.

O temperado é um tipo de vidro que conta com uma estrutura rígida, o que o faz se tornar cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Além disso, não pode ser furado nem cortado, pois isso provocaria o estilhaçamento total da peça. Porém, ele tem maior resistência frontal quando comparado ao laminado.

O laminado, por sua vez, conta com duas lâminas de vidro comum, as quais são unidas por uma película de polivinil butiral (PVB). Dessa maneira, a sua estrutura mantém os estilhaços colados caso a pela quebre, o que evita acidentes.

Assim sendo, podemos dizer que o laminado oferece maior segurança contra acidentes ao ser comparado com o temperado.

O vidro laminado é uma opção mais cara de vidro?

A resposta para essa pergunta é sim. Por se tratar de uma opção que conta com uma estrutura reforçada para evitar acidentes, o vidro laminado acaba se tornando mais caro que outras opções de vidros, a exemplo do temperado.

Por isso, é importante fazer um planejamento financeiro, para verificar a possibilidade de compra dessa excelente opção de vidro.

É verdade que o vidro laminado não pode ser utilizado em qualquer local ou objeto?

Isso é um mito. O vidro laminado pode ser utilizado em qualquer local ou objeto, como portas, janelas etc. Nada impede, por exemplo, que você utilize esse vidro para tornar seu box mais seguro (do ponto de vista de evitar acidentes). No entanto, o que acontece é que muitas pessoas optam por vidros mais em conta, a exemplo do temperado. Afinal, alguns locais ou objetos não precisam contar tanto quanto outros de um vidro laminado.

O vidro laminado é indicado para projetos que necessitam de uma segurança extra, como pisos, degraus, visores de piscina, sacada etc. Perceba que são locais ou objetos que sofrem diariamente maior impacto ou pressão, de maneira que mesmo que o vidro se quebre, ele ainda continuará com os estilhaços reunidos.

Agora que você conhece alguns mitos e verdades em torno do vidro laminado, que tal selecionar o ideal para seu projeto? Conte conosco para isso. Combinado? Estamos esperando o seu contato!