Erros que não podem ser cometidos ao instalar vidros

Quando temos um projeto para qualquer empreendimento comercial ou residencial, esperamos que tudo saia conforme o planejado. Porém, muitas vezes, nos decepcionamos com o resultado final da obra ou dos serviços de acabamento, devido à falta de cuidado e preparo dos profissionais contratados.

Vidros são utilizados em:

– Janelas;
– Divisórias;
– Fachadas;
– Detalhes de móveis;
– Pisos;
– Entre outras possibilidades.

A instalação deles pode parecer simples, mas envolve conhecimentos técnicos e profissionais treinados.

Caso você trabalhe com peças de vidro ou queira incluí-las em algum ambiente sem falhas, leia este artigo.

1. Empresa não especializada

Quando precisamos instalar vidros em algum ambiente, uma das primeiras coisas a serem consideradas é a empresa que irá executar o serviço.

Então, procure saber a reputação do fornecedor escolhido e se possui capacidade técnica para executar o trabalho com qualidade e atenção a detalhes como:

– Vedação;
– Encaixes;
– Ferragens.

2. Equipe despreparada

Uma equipe preparada é fundamental para o sucesso do projeto e o trabalho dela deve iniciar com a análise do local. Bons profissionais sabem identificar a necessidade do uso de perfis, borrachas e silicones específicos para evitar vazamentos e bolor. Eles selecionam os materiais e preparam o lugar da instalação, conforme sua especificidade.

3. Falta de atenção ao projeto

Projeto é a parte mais importante do processo, pois é ele que trará as diretrizes sobre as características do vidro e suas medidas, além das ferragens e esquadrias corretas. De acordo com os detalhes das peças, é necessário avaliar as folgas de bordas, os calços apropriados e se há a necessidade de dobradiças reforçadas.

4. Descuido no transporte

Vidro é um material delicado e demanda cuidado ao ser manuseado. Caso seja lascado durante os trajetos, pode romper espontaneamente, ocasionando prejuízos e riscos.

Para transportá-lo vale usar cavaletes e papelões, além de cuidar para que não haja atrito em paredes e móveis, por exemplo, durante o trânsito.

5. Vedação inadequada

Vedação inadequada é uma falha comum na hora de instalar o vidro, se as borrachas ou o silicone estiverem aplicados incorretamente, pode haver o vazamento de água, ruídos e vento.

Todos os materiais utilizados devem estar adaptados aos movimentos da peça e possíveis variações de temperatura, considerando características como a dilatação, a vibração e a deformação.

6. Limpeza errada

Para higienizar os vidros deve-se utilizar detergente neutro e água, incluindo um pano de superfície macia. A precaução para não usar produtos que prejudiquem as peças vai desde os materiais de limpeza impróprios, como os abrasivos e de acidez elevada, até o cuidado com as marcações de alinhamento que são feitas durante a instalação.

A qualidade da instalação dos vidros é essencial para que o resultado fique conforme o planejado e, ainda, para a durabilidade do serviço e das peças.

Caso você pretenda usar vidros em algum empreendimento ou lide com esses materiais no seu dia a dia, não deixe que estes erros interfiram no sucesso do seu projeto.

Você busca uma empresa experiente e especializada em vidros? Venha conhecer os nossos produtos e serviços.