Por que investir em fachadas de vidro refletivo?

Os vidros reflexivos têm se tornado uma grande tendência para as fachadas de prédios, residências e empreendimentos. A utilização desse tipo de material certamente garante um visual estético incrível, ao mesmo que estabelece um ar imponente ao estabelecimento.

Além disso, o vidro reflexivo possui diversos benefícios de luminosidade. Afinal, não basta comprar algo que seja somente belo, ele precisa ser, ao mesmo tempo, prático e funcional.

Sendo assim, neste artigo, você conhecerá os benefícios do vidro reflexivo e o motivo de essa tendência estar tão em alta nos dias atuais. Vem com a gente!

Vidros refletivos: o que são?

Os vidros refletivos, também chamados popularmente de vidros espelhados, utilizam uma tecnologia que controla, de modo eficaz, a intensidade da luz e o calor transmitido nos ambientes internos, sendo ideais para quem busca conforto ambiental e eficiência energética.

Essa transformação do vidro na forma refletiva acontece por meio da aplicação de uma camada metalizada em uma de suas faces, realizada por ações pirolíticas (on-line), ou de câmara a vácuo (off-line).

No modo on-line, a camada metalizada sofre o processo de pulverização, junto com óxidos metálicos, surgindo assim o vidro float. Já no processo off-line, a chapa de vidro atravessa uma câmara a vácuo, onde recebe, em uma das faces, a deposição de átomos.

Dessa forma, os vidros refletivos podem ser laminados, insulados, serigrafados ou temperados. Veja a seguir alguns de seus principais benefícios.

Os principais benefícios dos vidros refletivos

1- Transparência

Os vidros refletivos facilitam a entrada de claridade nos ambientes, possibilitando áreas mais aconchegantes e iluminadas, além de ser a grande tendência das fachadas de construções modernas.

2- Privacidade

A luz presente no ambiente pode trazer mais privacidade para as construções que utilizam os vidros refletivos. Quando se está do lado de dentro de uma área menos iluminada, é possível ver através do vidro, e do lado de fora o enxergamos apenas como um espelho. Porém, isso só ocorre de dia.

3- Controle energético

Os vidros refletivos possuem um ótimo controle térmico, podendo substituir até mesmo o ar-condicionado em alguns casos, o que resultaria na diminuição do consumo de energia.

4- Controle da luminosidade

Outro diferencial do vidro refletivo são os seus desempenhos distintos de controle solar em relação à transmissão e reflexão de luz e calor. Sendo assim, além do conforto que um vidro refletivo proporciona, há um uso mais racional da luz elétrica.

5- Isolamento térmico

Os vidros refletivos conseguem reduzir em até 80% os raios solares, além de diminuírem a intensidade dos raios ultravioletas, enfraquecendo, dessa forma, a transição do calor dentro de uma área.

Vidros refletivos: uma opção inteligente para a sua fachada

Esperamos que o texto acima tenha mostrado os motivos de se investir em uma fachada com vidros refletivos. Além de inovar no visual de seu estabelecimento, você utilizará um material com diversos benefícios, como o controle de luminosidade, isolamento térmico e transparência.

Também é importante lembrar que todas as informações deste artigo foram retiradas do site da Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos). Não deixe de conferir o site para obter informações mais técnicas.

E então, gostou de ler sobre os vidros refletivos? Aproveite para conferir outros textos disponíveis no blog e, caso se interesse por algum produto, não deixe de entrar em contato conosco.