As principais aplicações do vidro estrutural

A arquitetura contemporânea vem buscando novas soluções para o aproveitamento da luz natural. O método mais comum é a utilização de vidro na construção dos espaços. Para atender a esses novos usos existe o vidro estrutural.

O vidro estrutural é um conjunto de placas de vidro laminadas e temperadas juntas. Dessa forma, graças aos processos aplicados na sua fabricação, o material resultante é extremamente resistente.

Sendo assim, o vidro estrutural pode ser utilizado de diferentes maneiras. Desde a elaboração de fachadas, passando pela cobertura de vãos e, até mesmo, à construção de piscina.

Vidro estrutural

O termo vidro estrutural, ou envidraçamento estrutural, é usado para se referir às instalações nas quais o próprio vidro suporta as ações do vento e o peso de toda a estrutura.

Além disso, a grande diferença do vidro estrutural para os demais é que não precisa de encaixilhamento. Permitindo um design mais fluido e elegante. O vidro estrutural se mantém fixo com o auxílio de ferragens, furos e recortes de aperto.

Entretanto, para que possa ser utilizado de forma segura e correta é preciso seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Sendo assim, é necessária a realização de diversos cálculos para saber qual a grossura ideal da placa de vidro para a realização da obra. Deve-se levar em conta a pressão do vento, o peso suportado pela estrutura, a influência das temperaturas e muitos outros.

Fachadas de Vidro Estrutural

As fachadas construídas com vidro estrutural suportam a estrutura, auxiliam na iluminação e na vedação (sonora e térmica) do ambiente. Além disso, sua utilização é extremamente eclética, podendo ser aplicada em diferentes formatos.

Uma das vantagens de utilizar vidro estrutural na elaboração de fachadas é a possibilidade de criar um estilo mais limpo. Sua vedação contínua e sem a utilização de caixilhos para a fixação das placas de vidro cria um design mais elegante e sofisticado. Dessa forma, dá ao espaço um senso de modernidade.

Sua estrutura também pode ser aplicada com outros fins. O vidro estrutural de fachadas também pode ser aplicado em pisos, coberturas e fechamentos de laterais.

Outras aplicações do Vidro Estrutural


Além das fachadas, o vidro estruturado pode ser aplicado em diversos tipos de projetos. Sua resistência e durabilidade permitem que ele seja aplicado em colunas de sustentação, por exemplo.

Com um dimensionamento feito corretamente e um material de qualidade, é possível substituir as colunas de aço e concreto por aquelas construídas a partir de vidro estrutural.

Outra utilização é na montagem de escadas. Ele pode ser usado juntamente com outros materiais – ferro, inox, madeira – ou como único material formador da escada. As placas de vidro laminado e temperado conferem ao conjunto a resistência e a segurança necessária.

Atualmente, o vidro estrutural também é muito utilizado para a construção de piscinas, principalmente em projetos de luxo. Além do design diferenciado e que chama a atenção, o vidro usado é dimensionado para aguentar a pressão constante da água.

Os vidros podem ser aplicados tanto direto na estrutura de alvenaria como em perfis metálicos fixados à estrutura.

A Reflex Tempervidros tem o tipo de vidro ideal para o seu projeto.ACESSE NOSSO SITE e conheça nossos produtos.