Vidro impresso: conheça os principais modelos e escolha o ideal para seu consultório

Os vidros impressos são a nova tendência de decoração, que tem ganhado palco nos últimos anos em razão de sua variedade de texturas diferenciadas. Estes vidros garantem privacidade e um controle de luminosidade únicos para quem busca dar um ar sofisticado a qualquer que seja o ambiente.

O vidro impresso possui uma versatilidade muito grande, podendo ser utilizado de diversas formas – atendendo a toda e qualquer demanda de ambiente, a depender do que demande a decoração. Possuindo diferentes tipos de formas, curvaturas e cores, há um enriquecimento do local que são colocados por meio tanto do ganho visual quanto do ganho funcional com a luminosidade.

A seguir, selecionamos diversos tipos de vidros impressos interessantes para cada tipo de ambiente:

• Arena: este é o vidro mais tradicional entre os vidros impressos, pois garante total privacidade para o local que encobre. Sua aplicação ideal se dá em portas, janelas e vidraças, possuindo um aspecto fosco em sua identidade. A cor mais utilizada nesta espécie de vidraça é o incolor, embora haja quem também utilize cinza ou bronze.

• Aramado: tem sua composição a partir de uma tela metálica na massa do vidro em si e é indicado para ser aplicado em coberturas ou guarda-copos, uma vez que possui uma estrutura que proporciona segurança na hipótese de quebra. A versão mais utilizada deste vidro é a incolor, sendo também a coloração mais versátil em termos de decoração.

• Focus: trata-se de um vidro antirreflexo, de espessura mais grossa e microtextura em faces, permitindo que haja dissipação de raios de luz, além da visualização perfeita da imagem. Este tipo de vidro tem aplicação muito comum em retratos ou em grandes pinturas, por conta do seu caráter protetivo e pela reprodução perfeita.

• Canelado: esta espécie de vidro é muito utilizado nas decorações clássicas da arquitetura nacional, uma vez que oferece muita transparência e também é ótimo no quesito luminosidade. A aplicação desse vidro se dá principalmente em janelas e vidraças, embora também seja muito utilizado em coberturas e claraboias.

• Dunas: se trata de vidro decorativo com uma gravação feita suavemente, possuindo a textura inspirada no movimento das dunas . As aplicações para este tipo de vidro são muitas,como: janelas, vidraças, peças decorativas, tampos de mesas, box, fachadas, entre outros, pois se trata de um modelo muito versátil.

• Japonês: decorado com a textura e desenho inspirados nos bonsais japoneses em toda sua harmonia, este vidro tem uma superfície suave e delicada, repleta de detalhes em seu formato. Não é indicado para locais que buscam uma passagem completa da imagem. As principais aplicações são em janelas, guarda-copos e fachadas.

• Folhas: este tipo de vidro possui textura em relevo no formato de folhas, dando ao ambiente um ar de natureza, sendo perfeito para locais que desejam ter uma maior luminosidade. As aplicações são diversas, podendo ser utilizados em anelas, fachadas e vitrais. A coloração varia, sendo a incolor a mais popular.

• Mosaico: outra espécie de vidro tradicional para as decorações da arquitetura brasileira é o mosaico, com composições de desenhos diversas. Estes vidros são utilizados principalmente em janelas e fachadas.

Essas são algumas das muitas opções de vidro impresso para decoração completa do seu ambiente!