Saiba como melhorar a iluminação do seu escritório com os vidros refletivos temperados

O vidro refletivo temperado é produzido a partir do vidro comum (float), com duas camadas, sendo uma metalizada, a qual reflete os raios solares e reduz a transferência de calor para os ambientes internos. A outra camada de vidro temperado, que é cinco vezes mais resistente e seguro, já que passa por um processo térmico em sua fabricação, o que garante que ele quebre com menos facilidade e não estilhace.

Por esses motivos, é muito comum o uso de vidros refletivos temperados em escritórios, não só pela estética que proporciona às fachadas, mas também pelo conforto e pela redução de calor que esse efeito espelhado garante, além de reduzir os custos com energia pelo uso de ar condicionado, por exemplo. Um vidro refletivo temperado de qualidade garante alta transmissão de luz para os ambientes e tem capacidade de bloquear o máximo do calor.

Vidro refletivo pirolítico ou metalizado: saiba qual o é o melhor para cada ambiente do seu escritório

Há dois sistemas de produção de vidros refletivos: pirolítico ou metalizado a vácuo. No vidro refletivo pirolítico a camada metalizada composta por óxidos metálicos, é adicionada ainda na produção do comum.

Nesse tipo de produção, a capacidade de proteção solar é média e a resistência da camada metalizada é alta. O vidro pirolítico é o caso do temperado. Sua face metalizada pode ser utilizada para garantir elegância na estética do escritório, como também trazer um design moderno para as salas de recepção e até reunião e privacidade em sanitários, área de serviço ou áreas comuns.

Já o vidro refletivo metalizado a vácuo tem os átomos de metal fixados sobre a superfície do vidro no processo pelo qual ele passa por uma câmara a vácuo. Ele apresenta melhor eficiência no controle da radiação solar. Pode ser usado em ambientes onde há uma radiação solar, como salas de reunião ou informática e lugares em que há mais concentração de calor por computadores e outros equipamentos. O vidro refletivo é encontrado em diversas cores, mas é comum vê-los nas cores azul, prata, verde e cinza.

Os níveis de bloqueio dos vidros refletivos

Os vidros de alta refletividade apresentam refletividade externa superior a 25%. Já o de média refletividade fica entre 25% e 15% e é indicado para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde há mais radiação solar direta. Os vidros com baixa refletividade ficam abaixo dos 15% e geralmente são usados na região Sul e Sudeste pela baixa refletividade. O vidro refletivo é possui excelente isolamento térmico, ele reduz em até 80% da passagem de calor por radiação solar para o interior do ambiente.

Benefícios e modo de usar

A transparência do vidro, reflexão, resistência aos impactos e a estética são os principais benefícios. Do lado menos iluminado de um ambiente, é possível enxergar através do vidro e no ambiente mais iluminado, é possível ter um reflexo no vidro, como um espelho. Sempre de acordo com o lado que o vidro for posicionado. Isso é um ponto importante quando for escolher o ambiente onde o vidro refletivo será usado.