Certificação do Inmetro para vidro temperado

O vidro temperado é conhecido pela sua resistência. Quando comparado ao vidro comum, a sua durabilidade pode ser até cinco vezes maior.

Ideal para janelas, portas e especialmente boxes de banheiro, o vidro temperado pode dar sutileza ao ambiente, possibilitando até mesmo, a economia de energia elétrica.

No entanto, antes de instalar o vidro temperado no ambiente desejado, é necessário estar a par das certificações que a empresa possui para fazer este serviço.

O que diz a certificação do INMETRO para o vidro temperado?

A Portaria n.º 327, de 24 de agosto de 2007, tornou obrigatório a certificação de empresas para a comercialização do vidro temperado.

Com intuito de oferecer mais segurança, durabilidade e qualidade do vidro para a construção civil e indústria moveleira, a Portaria estabelece critérios mais rígidos para a avaliação do produto.

O regulamento firma o compromisso das empresas em respeitarem o processo de avaliação, cabendo a elas a solicitação da certificação.

O INMETRO determina que a classe dos produtos fabricados e comercializados pela empresa precisam estar descritas na solicitação, bem como as espessuras do vidro temperado enviado para a avaliação.

As classes de produto definidas pelo INMETRO são:

• Classe A: Espessura menor ou igual a 5 mm;

• Classe B: Espessura entre 5 mm e menor ou igual a 8 mm;

• Classe C: Espessura entre 8 mm e menor ou igual a 12 mm;

• Classe D: espessura maior que 12 mm.

A aprovação do certificado fica a critério dos resultados dos ensaios previstos na norma ABNT NBR 14698. São eles: dimensional e empenamento; resistência ao choque mecânico e térmico; teste de fragmentação e ensaio de Segurança.

Estes ensaios são definidos por código (DE, CM, CT, TF, ES), prova, contraprova, testemunha, total e dimensões.

O ensaio de segurança é classificatório e pode isentar o fabricante de realizar ensaios de contraprova e testemunha, caso a avaliação seja positiva.

A fabricante deve realizar uma rotina de ensaios de fragmentação e planicidade, previstas pela norma ABNT NBR 14698 e apresentar os resultados durante as auditorias.

O que fazer ao ter um certificado negado pelo INMETRO?

Caso haja reprovação, o produto poderá ser novamente ensaiado após seguir as correções impostas pela OCP (Organismo de Certificação do Produto).

O ideal é que o vidro temperado passe por uma nova fabricação dentro dos padrões estabelecidos. A suspensão da autorização será retirada somente se as espessuras do vidro temperado forem aprovadas em todos os ensaios e contraprova.

Como escolher uma empresa certificada para compra de vidro temperado?

Após a promulgação da Portaria, empresas que fabricam ou comercializam vidros temperados sem a certificação do INMETRO são consideradas ilegais, podendo oferecer graves riscos à segurança pelo uso de material de baixa qualidade.

Para evitar este transtorno, A Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (ABRAVIDRO) traz em seu site a lista de empresas certificadas pelo INMETRO.

A Abravidro disponibiliza toda informação necessária para empresas e potenciais clientes do mercado de vidro no país, sempre respeitando todas as normas técnicas vigentes.

Empresas parceiras Abravidro e previamente certificadas pelo INMETRO, ganham destaque no setor e confiança do mercado.

Ao solicitar um trabalho de um fabricante de vidros temperados, exija sempre os certificados de qualidade, antes de fechar qualquer orçamento.

Conheça mais sobre a Reflex Tempervidros.

Visite nosso site e conheça os serviços que prestamos. Contamos com a credibilidade no mercado há 17 anos, investindo em segurança e em tecnologia. Faça seu orçamento conosco!

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *