Cuidados necessários ao utilizar vidros na sua obra

Sem dúvidas, a principal preocupação em uma obra deve ser sempre com a segurança. É evidente que há muitos pontos preocupantes na execução de uma obra, mas é fundamental garantir que todos os cuidados sejam tomados, a fim de evitar um problema grave.

São muitos os riscos e materiais perigosos em uma construção e uma série de precauções específicas devem ser adotadas para consolidar um ambiente seguro na obra.

Um material muito utilizado em construções e reformas de diversos tipos, é o vidro. Esse elemento é muito versátil e se tornou uma peça consideravelmente importante em projetos residenciais, comerciais e, até mesmo, industriais. Contudo, é imprescindível salientar que esse material também pode ser bastante perigoso e requer muita atenção e várias de medidas de segurança.

Para não ter nenhuma dor de cabeça com a utilização de vidro na sua construção e/ou reforma, é muito importante tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas.

Escolha sempre um profissional capacitado e uma empresa confiável

O vidro é um material peculiar e precisa de um trato bem refinado, exigindo experiência e destreza. Por conta disso, é absolutamente imprescindível ter bastante atenção e ser muito criterioso na hora de escolher um profissional e uma empresa para cuidar da instalação de vidros.

É importante sempre buscar profissionais experientes e qualificados, bem como, empresas que tenham reconhecimento no mercado, boas referências e uma estrutura adequada para realizar o serviço da melhor maneira possível.

Esse cuidado na seleção de profissionais e empresas que atuam na instalação de vidro certamente pode evitar fortes transtornos no futuro.

Os cuidados que o profissional deve adotar

A Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (ABRAVIDRO) recomenda uma série de cuidados para o profissional que atua na instalação desse tipo de material.

Uma das orientações da ABRAVIDRO versa sobre o deslocamento do vidro, que deve ser transportado preferencialmente por mais de uma pessoa, a fim de evitar quedas e outros acidentes.

Também é fundamental ter muito cuidado na hora de acomodar o material, colocando os vidros na horizontal e sempre se lembrando da proteção entre as peças para evitar qualquer tipo de dano.

Antes e depois de efetuar a instalação também é muito importante limpar o vidro para verificar se houve alguma avaria.

É evidente que os profissionais que participam de todo esse processo precisam estar utilizando sempre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Seja sempre preciso na medição do espaço

Na grande maioria das vezes, as peças de vidro são feitas sob encomenda e por causa disso é fundamental ter bastante atenção com as medidas.

É imprescindível que as medidas sejam exatas no momento da confecção do material, pois qualquer alteração pode acarretar prejuízos e atrasos significativos na obra. Portanto, confira sempre se essa informação está realmente correta antes de confeccionar o item de vidro sob medida.

Acesse o nosso site e confira o nosso variado estoque de produtos e as nossas excelentes ofertas de serviços com qualidade e segurança garantidas.