Dicas para garantir a segurança na hora de instalar vidros

Em um primeiro olhar, a instalação de vidros pode parecer uma tarefa simples. Entretanto, não é. Instalar vidros adequadamente exige técnicas corretas e medidas de segurança para garantir a integridade física de instaladores e dos usuários.

Confira neste post, 5 dicas para garantir a segurança na hora de instalar vidros.

1. O uso de EPIs é fundamental


Quem trabalha na instalação de vidros precisa utilizar todos os equipamentos de proteção individual (EPIs), necessários para garantir a segurança e a integridade física em caso de acidentes.

Embora as peças de vidro sejam cada vez mais resistentes e seguras, uma eventual queda pode ferir os instaladores com os cacos cortantes ou até mesmo com o peso do vidro sobre os pés.

Na cabeça utilize capacete. Use sempre óculos de proteção adequados. Os braços precisam de mangotes resistentes a cortes, assim como as luvas. Utilize também sapatos ou botas com sola antiderrapante.

2. Certifique-se que todas as medidas estão corretas


É de fundamental importância que todas as medidas estejam corretas ao instalar vidros. Por isso, antes de proceder a instalação, meça com precisão as peças de vidro e os locais os quais os produtos serão instalados. Mesmo pequenas diferenças de medida podem causar sérios incidentes.

Na instalação de vidros não existe “gambiarra”. Por isso, se houver diferenças nas medidas, é necessário voltar ao projeto ou ajustar as peças para uma instalação correta.

3. Atenção redobrada com a vedação


Após a instalação de uma peça de vidro, é muito importante que os instaladores prestem atenção especial à vedação das extremidades. É crucial que o vidro permaneça fixo em sua estrutura, a fim de evitar que trinque ou quebre com o tempo devido à má instalação.

Além disso, uma boa vedação assegura que não aconteçam vazamentos ou infiltrações de água na estrutura, que podem levar à corrosão e danos futuros.

4. A qualidade do material é essencial


De nada adianta tomar todas as medidas necessárias para instalar vidros com segurança e utilizar um produto de qualidade questionável. Ofereça aos clientes vidros certificados, com garantia de procedência e que atenda a todos os padrões técnicos.

Isso é fundamental para evitar acidentes, tanto na instalação, como no uso diário, assegurando a satisfação dos clientes.

5. Acessórios de qualidade trazem mais segurança ao trabalho


Instalar vidros com segurança não requer apenas que o produto em si seja de boa qualidade, mas todos os acessórios utilizados para sua instalação. Tanto na estrutura, como nas ferramentas usadas para a instalação, preconize a qualidade.

Por isso, prefira ligas metálicas de qualidade para portas, janelas de vidro e outras peças estruturais, prolongando a vida útil e evitando acidentes. Use ferramentas de marcas confiáveis e garanta uma operação segura.

Muitos instaladores de vidros trabalham sozinhos. Recomendamos que sempre trabalhem, pelo menos, em dupla, se possível. Isso facilita a instalação e proporciona mais segurança, caso um dos profissionais cometa um erro ou se sinta mal durante o trabalho, mesmo na instalação de projetos pequenos.

Conheça toda a nossa linha de produtos e serviços. Visite as galerias do site e entre em contato.