Salas acústicas: qual o tipo de vidro mais indicado para esse ambiente?

Salas acústicas são ambientes em que encontrados um isolamento contra ruídos. Eles bloqueiam tanto a entrada dos sons externos, como a saída dos sons internos.

Para que esse efeito sonoro seja alcançado, podemos utilizar uma série de materiais, entre eles, o vidro.

Neste artigo, vamos mostrar quais os tipos mais comuns de vidros acústicos e qual o mais indicado para cada necessidade.

Vidro Laminado

O vidro laminado é formado por duas lâminas de vidro unidas por uma película de polivinil butiral (PVB).

Esse conjunto é submetido a calor e pressão, dentro de uma autoclave, e o resultado é um vidro extremamente resistente. Por isso, é classificado como vidro de segurança.

Essa constituição impede a passagem do som, garante proteção contra os raios ultra violeta e não estilhaça quando quebrado. Isso porque, as partes ficam presas a camada de PVB.

Entretanto, para que um vidro laminado tenha um isolamento acústico satisfatório, a película de PVB entre as placas precisa ter mais de 78 milímetros de espessura.

Normalmente, esse tipo de vidro conta com uma camada de PVB de, aproximadamente, 34 milímetros de espessura.

É importante lembrar que, quanto maior forem as camadas de PVB e a espessura das lâminas de vidro, maior será a sua capacidade de isolamento acústico.

O vidro laminado poder ser utilizado em divisórias, portas, janelas, vitrines, fachadas e, até, em para-brisa de carros. 

Vidro Insulado

O vidro insulado, também conhecido como vidro duplo, é formado por lâminas separadas por uma câmara de ar vedada hermeticamente.

É construído por meio de uma técnica chamada envidraçamento. Nela, as lâminas do vidro insulado são coladas a um perfil de alumínio e duplamente seladas.

Dessa forma, o conjunto pode ser descrito da seguinte maneira: lâmina de vidro/câmara de ar/lâmina de vidro.

Graças a sua capacidade de isolamento, ele é bastante utilizado para garantir a entrada de luz natural no ambiente. Além disso, ele tem a característica de ser um ótimo isolante térmico.

A sua câmara de ar interna impede tanto a propagação dos sons, assim como contém às transferências de calor.

Para que um vidro insulado seja eficiente em isolar acusticamente um ambiente, é preciso que sua câmara de ar interna tenha o tamanho mínimo de 9 milímetros de espessura.

Os vidros insulados podem ser utilizados em: janelas, portas, fechamento de vãos, coberturas e fechamento de ambientes climatizados. 

Qual vidro escolher?

Para escolher o tipo ideal de vidro para isolamento acústico, devemos levar em consideração a intensidade e qual o tipo de ruído a ser isolado.

Os vidros laminados se adequam melhor a ambientes com ruídos mais graves. Sendo que o material do caixilho vai interferir na qualidade do resultado.

Já os vidros insulados são adequados para sons mais agudos e para sons agudos e graves na mesma proporção.

Além disso, para garantir o correto isolamento do seu ambiente, é recomendado que um profissional qualificado faça uma análise do seu projeto.

Antes de escolher qual o melhor vidro para sua sala, visite nosso site. Nele você vai encontrar os tipos de serviços que prestamos e nossos produtos.