Quais os tipos de vidros mais indicados para a decoração de escritórios?

Vários tipos de vidros podem ser usados para decoração de um escritório. Esse ambiente de trabalho precisa de peças que sejam funcionais e, ao mesmo tempo, confortáveis.

Essa combinação cria um espaço propício para a concentração e, consequentemente, influencia na produtividade.

Um dos materiais que podem ser utilizados para esse tipo de decoração é o vidro. Por ser versátil, podemos usá-lo em mesas, prateleiras, paredes e divisórias.

Nesse artigo, vamos falar sobre alguns tipos específicos de vidros usados em projetos de decoração para escritórios.

Vidros Temperados



Esse tipo de vidro é produzido a partir do vidro comum. Assim, ele passa por um processo de aquecimento a altas temperaturas e, logo após, é resfriado rapidamente.

Isso confere ao vidro uma resistência a impactos muito maiores que a do vidro comum. Por isso, o vidro temperado é classificado como vidro de segurança. Sendo assim, quando esse tipo de vidro quebra, se divide em pequenos fragmentos, pouco afiados. Dessa forma, diminui o risco de lesões.

O vidro temperado não pode ser beneficiado depois de passar pelo processo de tempera, portanto todas as alterações devem ser feitas previamente. Além disso, ele pode ser produzido em diferentes cores, se adequando as especificações do projeto do cliente.

Vidros Laminados



O vidro laminado é formado por duas ou mais placas de vidro, unidas por polivinil butiral (PVB) ou por resina.

Esse conjunto é exposto a condições extremas de calor e pressão, com isso o vidro adquire muito mais resistência. Além disso, caso a placa de vidro laminado seja quebrada, os estilhaços ficam presos a resina, evitando cortes. Sendo assim, ele é classificado como um vidro de segurança.

Outra característica do vidro laminado é a sua capacidade de isolamento térmico e acústico. A camada de resina entre as placas de vidro dificulta a propagação dos sons e a transferência de calor.

O vidro laminado pode ser produzido em diferentes tonalidades. Sendo assim, ele vai se adequar a paleta de cores do projeto de decoração.

Vidro Impresso



O vidro impresso, também conhecido no mercado como vidro fantasia, é aquele que tem em sua superfície designs padronizados.

Esse tipo de vidro também é produzido a partir do vidro comum. Entretanto, ele passa por um processo de marcação para receber o relevo.

Assim que sai do forno, a placa de vidro passa entre dois rolos de metal que são responsáveis pela gravação do design desejado. Após a marcação, o vidro é deixado para resfriar lentamente, garantindo a qualidade dos padrões impressos.

Portanto, o vidro impresso é usado quando se procura dar mais privacidade aos ambientes.

É importante lembrar que, mesmo com as impressões, o vidro não perde a capacidade de difundir luminosidade. Com isso, a iluminação ambiente não fica comprometida pela utilização do vidro impresso.

A Reflex Tempervidros é uma empresa especializada no beneficiamento de vidros e espelhos. Está a mais de 17 anos no mercado e possui certificações de qualidade do IMETRO e do IFBQ.

Antes de comprar os vidros para o seu projeto de escritório, acesse nosso site e conheça nossos produtos.