Ruídos externos? Descubra qual é a melhor opção de vidro para isolamento acústico

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% dos casos de perda auditiva são relacionados à poluição sonora causada nos grandes centros urbanos. O barulho excessivo pode ser causado por fatores diversos, como o trânsito, um canteiro de obras e até o som de pessoas conversando. Caso a exposição contínua a ruídos seja maior que 50 decibéis, os efeitos negativos no organismo podem ser diversos: aumento da frequência cardíaca, pressão alta e distúrbios digestivos.
Para atenuar os danos da poluição sonora na saúde, é imprescindível investir em ambientes ergonômicos, com medidas para a conservação auditiva. O primeiro passo para atenuar os ruídos externos é investir em janelas ou portas de vidro para isolamento acústico. Existem várias opções de vidro acústico, e a sua escolha vai depender do tipo de som que você pretende isolar.

Vidro Laminado com PVB Acústico

O vidro laminado é uma composição feita por duas chapas de vidro comum grudadas por uma película de PVB. Essa película é responsável por amortecer as ondas sonoras e reduzir a vibração dos vidros. Ela deve ter o tamanho de 78 mm, seja de polivinil ou de resina.
O vidro laminado bloqueia os sons de frequência baixa, ou seja, os sons graves, além da proteção contra a luz solar e a radiação ultravioleta, com 99% de eficácia.
Além do isolamento acústico e solar, o vidro laminado é conhecido pela segurança, pois, caso o vidro seja quebrado, a lâmina de PVB agrupa os cacos de vidro, impedindo que as partículas se espalhem pelo ambiente.

Vidro Duplo ou Vidro Insulado

O vidro duplo ou insulado é aquele com duas chapas de vidro – podendo uma delas ser de vidro laminado – separadas por um espaço vazio de ar ou algum gás entre elas. Caso o vidro duplo tenha uma chapa de vidro laminado, ele pode ser chamado de vidro tripo. O espaço entre os vidros deve ser de pelo menos 9 mm. O vidro duplo também é conhecido ser um isolante térmico, pois o espaço entre as chapas reduz mais o calor.

Vidro Multilaminado

Caso você queira três ou mais lâmina de vidro, o seu vidro será o multilaminado. Quanto maior a espessura, maior será o isolamento acústico. Eles também são utilizados para proteger ambientes contra vandalismos, pois são mais resistentes.

Qual vidro acústico escolher?

A sua escolha vai depender do tipo e da frequência de ruído que você pretende atenuar e de quanto você pretende investir.
O vidro laminado bloqueia os sons graves de baixa frequência, ou seja, os mais graves. Já o vidro duplo bloqueia bem os sons agudos e graves, além de proporcionar o bloqueio dos raios UV e da proteção térmica.
Caso o seu ambiente seja localizado em um lugar com muitos ruídos, a melhor escolha são os vidros multilaminados.
Caso você queira procurar algum produto, visite o nosso site e veja as galerias de produtos e serviços. Nós oferecemos produtos de qualidade, vidro certificado, flexibilidade na entrega, negociação e flexibilidade na produção.