Vidro refletivo espelhado: entenda porque esse modelo vai te fazer economizar em energia

Cada vez mais comum na arquitetura moderna, o vidro refletivo espelhado tem diversas vantagens que atestam a sua popularidade. Além da estética sofisticada e moderna, o vidro refletivo espelhado reduz a passagem de calor e a radiação solar em até 80%.

O vidro refletivo tem uma camada metalizada, que reflete os raios solares e bloqueia grande parte do calor. No mercado, há quatro tipos de vidro refletivo espelhado: temperado, serigrafado, insulado e laminado. Cada uma dessas opções tem suas propriedades e seus métodos de aplicação. Vamos conhecê-las?

Quais são os tipos de vidro refletivo espelhado

Temperado

Produzido a partir do vidro comum, o vidro temperado passa por um processo de aquecimento e resfriamento (choque térmico) que o torna mais resistente. É cinco vezes mais forte que o vidro comum.

Serigrafado

O vidro serigrafado, ou pintado a quente, é aquele que passa por um processo de gravação ou emissão luminosa, em que as cores ou os desenhos são fixados no vidro por meio de telas de silkscreen. Essa tecnologia também protege o ambiente dos raios UV.

Insulado

O vidro insulado é formado por duas de vidro separadas por um espaço vazio, preenchido com ar ou gases. Além de reduzir a transmissão térmica, o vidro insulado também funciona como um isolador acústico.

Laminado

O vidro laminado é composto duas chapas de vidro unidas por uma película que impede que os cacos se espalhem caso o vidro quebre. A película também auxilia no controle solar do ambiente.

Fabricação

Existem dois processos de fabricação do vidro reflexivo espelhado, o pirolítico, ou on-line, e o vidro de câmera a vácuo, ou off-line.
O vidro pirolítico cuja camada refletiva é aplicada na face superior do vidro monolítico enquanto a placa ainda está quente ou quando passa por um novo aquecimento. Nesse processo, o vidro pode ser temperado ou serigrafado.

No processo de a câmara a vácuo, as chapas de vidro passam por uma câmara a vácuo, onde recebem átomos de metal em uma das faces. A face metalizada, então, deve ser posta de face para o ambiente.

Economia de energia

Ambos os tipos de fabricação apresentam uma tecnologia que reduz a passagem do calor para o interior do ambiente em até 80%, além fazer o bloqueio contra os raios UV. Dessa maneira, economiza a energia elétrica usada pelo ar-condicionado ou climatizador. Existem três níveis de refletividade: baixa, média e alta. Dependendo do nível da incidência solar no ambiente, você poderá escolher o nível de refletividade do vidro.

Outros benefícios do vidro reflexivo espelhado

Além da economia na energia e da estética moderna, o vidro reflexivo tem diversas vantagens. Confira abaixo:

– Privacidade;

– Segurança;

– Controle de luminosidade;

– Praticidade na limpeza;

– Resistência.

O vidro reflexivo espelhado é indicado para fachadas de edifícios comerciais e residenciais, além de coberturas, sacadas, portas e janelas.

Caso você queira procurar algum produto, visite o nosso site e veja as galerias de produtos e serviços. Nós oferecemos produtos de qualidade, vidro certificado, flexibilidade na entrega, negociação e flexibilidade na produção.