Saiba qual o tipo de vidro mais indicado para utilizar em sacadas

Em praticamente todos os cantos do mundo, quando o assunto é o envidraçamento de sacadas e varandas, o vidro mais indicado para o serviço é o temperado. No entanto, em alguns casos, o vidro laminado também surge como opção, e isso acaba trazendo algumas dúvidas no momento da aplicação.

Afinal de contas, qual deles é realmente o melhor vidro para utilizar em sacadas? Um é mais seguro do que o outro para esse tipo de serviço? O que será que as normas responsáveis por regulamentar o setor dizem a respeito disso?

Para ficar livre de uma vez por todas dessas dúvidas, continue lendo este artigo e entenda qual tipo de vidro é mais indicado para utilizar em sacadas, o temperado ou o laminado. Tenha uma ótima leitura.

Por que o vidro temperado é o melhor?

Como o próprio nome já sugere, o vidro temperado é submetido a um tratamento térmico a temperaturas entre 650 °C e 700 °C, conhecido como têmpera.

Logo depois disso, o material recebe vários jatos de ar, o que provoca um choque térmico e, consequentemente, aumenta de forma significativa a dureza e a resistência mecânica do vidro.

Em razão de todo esse processo, o vidro temperado é considerado muito mais seguro e resistente, quando comparado ao vidro laminado.

Não é à toa, portanto, que esse tipo de vidro é muito encontrado nos carros, em diversos utensílios de cozinha, em portas e na maioria dos serviços de envidraçamento de sacadas.

Apenas com essas informações já deu para perceber que o vidro temperado é realmente o mais indicado para utilizar em sacadas, certo? No entanto, por que será que o laminado não é tão recomendado? É exatamente isso que você vai conferir logo abaixo.

Características do vidro laminado

Ao contrário do vidro temperado, o laminado não é tão resistente a diferenças bruscas de temperatura e a impactos, por exemplo.

Sendo assim, por mais que também seja considerado um vidro de segurança e tenha em sua composição duas ou mais placas de vidro comum, acaba não sendo tão indicado para o envidraçamento de sacadas, principalmente em regiões que ventam bastante.

Norma NBR 16259

No geral, a Norma NBR 16259 deixa claro que tanto o vidro de segurança temperado quanto o laminado podem ser utilizados em sacadas. Contudo, o item 5.1 dessa mesma norma ressalta que o tipo de vidro deve obrigatoriamente atender aos valores de pressão de vento, bem como aos critérios estabelecidos em cada região do país.

Dessa forma, o vento que incidirá sobre o envidraçamento da sacada precisa ser levado em conta durante essa escolha, com base no local onde o edifício se encontra e na altura dele.

Levando essas informações em consideração, portanto, o vidro temperado atende com folga às exigências da Norma NBR 16259, ao contrário do laminado.

Em suma, agora que você já entendeu qual é o melhor vidro para utilizar em sacadas, é hora de escolher a melhor empresa para a realização do serviço, certo?

Sendo assim, não deixe de visitar nosso site e de conferir todos os serviços que oferecemos com muita qualidade e eficácia.