Vidro insulado: saiba quando ele pode ser utilizado

Vidro insulado é uma ótima opção para os mais diversos projetos, isso porque a sua forma de fabricação permite que sejam combinados vidros diferentes. Sendo assim, é possível unir as qualidades de cada um em uma única estrutura.

Neste texto, vamos explicar o que é um vidro insulado e em quais situações podem ser utilizados.

Vidro insulado

Vidro insulado também é conhecido como vidro termostático ou como vidro duplo. Isso pois, no seu processo de fabricação, duas ou mais lâminas de vidro são unidas, através de um perfil de alumínio.

Além disso, entre as placas de vidro é adicionado ar desidratado e selante. Essa dupla vedação garante que não entre umidade “dentro” do vidro, impedindo o embaçamento da peça.

Esse processo também garante ao conjunto características, como resistência e isolamento térmico e acústico, dando, assim, muito mais conforto aos espaços em que estão instalados.

Existe, também, a opção de se instalar uma persiana interna, entre as lâminas de vidro. Essa cortina pode ser ativada por controle remoto e garante um conforto luminoso ao ambiente.

Onde usar o vidro insulado

Como a fabricação do vidro insulado permite a combinação de diferentes tipos de vidros, ele pode ser utilizado nas mais diversas situações. Por exemplo, por ser um excelente isolante térmico, é usado em ambientes refrigerados, já que precisam manter a temperatura em determinado nível.

Sua capacidade de isolamento acústico, além de impedir que ruídos externos cheguem dentro de casa ou sala de reuniões, tem as especificações necessárias para ser instalado em estúdios musicais, rádios etc.

Suas características de resistência e isolamento térmico permitem que seja instalado em grandes extensões. Assim, além de garantir uma temperatura confortável, ainda economiza energia elétrica. Isso porque, permite a entrada da luz solar.

Dessa forma, o vidro insulado é indicado para vários tipos de construções. Pode ser encontrado em:

– Residências;
– Aeroportos;
– Indústrias;
– Hotéis;
– Shoppings;
– Hospitais;
– E muitos outros.

O vidro insulado pode ser usado para fabricar janelas, portas, fachadas, claraboias etc. Além disso, são ideais para ambientes climatizados e/ou refrigerados.

Instalação do vidro insulado

Para garantir que o vidro insulado seja capaz de entregar todas as suas funcionalidades, precisa ser instalado corretamente. Isso inclui uma série de cuidados e equipamentos apropriados, como:

– Utilização das esquadrias próprias: os vidros insulados precisam ser instalados em esquadrias próprias para ele. Caso seja colocado sobre peças adaptadas, todo o sistema de isolamento térmico e acústico fica comprometido;

– Selantes: existem selantes específicos para os vidros insulados. Para sua instalação não podem ser usados silicone ácidos ou com fungicidas e massa de vidraceiro que são seja a ideal para esse tipo de vidro;

– Calços: a utilização de calços para a instalação é obrigatória. Isso porque, essas peças vão manter a água longe das bordas, evitando a umidade e possíveis defeitos com o tempo;

– Vidro insulado e frio: quando esse tipo de vidro é utilizado em portas de geladeiras e freezers, o encaixilhamento deve ser feito, obrigatoriamente, de PVC ou alumínio.

Agora que você já sabe quando o vidro insulado pode ser utilizado, acesse nosso site e conheça todos os nossos produtos.