Vidro laminado: onde esse tipo de vidro pode ser utilizado?

Descoberta acidentalmente por um químico francês, a técnica usada para fabricação do vidro laminado é mais simples e acessível do que imaginamos. Consiste na junção de duas ou mais placas de vidro com uma película chamada de PVB (polivinil butiral), com o auxílio de um processo de intenso calor e pressão, o qual ajuda a unir essas peças.

É possível hoje encontrar no mercado opções de películas transparentes, coloridas e impressas, que resultam em um acabamento diferenciado e numa estética muito rica. Entretanto, o que chama a atenção daqueles profissionais que inserem esse tipo de vidro em seus projetos, seja qual for a área, é a alta resistência dos laminados.

A seguir, saiba mais sobre o vidro laminado e também onde esse tipo de vidro pode ser utilizado.

Uso em automóveis

Mais comum do que imaginamos, podemos encontrar o vidro laminado presente nos pára-brisas de carros. Isso acontece por conta da alta resistência que esse material possui em caso de colisões em trânsito, pois o motorista fica protegido dos fragmentos de vidro que possam surgir nas batidas.

O vidro laminado na construção civil

Quando o assunto é inserir o vidro laminado em projetos arquitetônicos, há uma diversidade de espaços nos quais ele pode suprir demanda de funcionalidade e também de riqueza estética. Nas construções, ele ocupa espaço em pavimentos, sacadas, fachadas, além de vitrines de lojas, por conta da proteção que oferece.

Demais utilidades do vidro de segurança

Além do que já citamos, podemos incluir na lista de características do vidro laminado a proteção UV, pois o PVB protege mais de 99% dos raios UV. Atribui-se também aos vidros com essa técnica a capacidade de ser isolamento acústico, pois reduz consideravelmente o barulho vindo dos arredores ou o interno.

Para os artistas, é usado em esculturas de vidro, por terem maior segurança na sua manipulação e para exposição das peças depois de prontas. Aos empresários e comerciantes, é útil na confecção de balcões e demais mobiliários de vidro que marcam presença em lojas e escritórios.

Em resumo, a maior capacidade desse tipo de material é a resistência, por consequência disso, a segurança é muitas vezes o foco de quem opta pelo laminado. Se encontrado em uma belíssima peça ou mesmo na vitrine de uma loja, contribuindo para dificultar arrombamentos, o vidro laminado é muito útil no comprimento de suas funções como revestimento forte e resistente.

Por fim, essas são as utilidades para o vidro laminado e os locais nos quais ele pode ser devidamente instalado. Em um projeto, esse tipo de material atende a uma diversidade de espaços, como escadas, pavimentos e fachadas; principalmente na construção de edifícios residenciais e comerciais, por dar conta de proteger e fornecer a estética necessária.

Os benefícios são muitos quando o assunto é o vidro laminado, além disso, a sua versatilidade permite o uso muito diversificado. Uma ótima escolha, sem dúvidas, para o construtor.

Visite o nosso site e consulte a nossa galeria de produtos para conhecer melhor o nosso trabalho. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *