Vidros refletivos temperados: quais as principais características desse modelo?

É possível uma variedade de vidros no mercado, prontos para serem integrados ao seu projeto. Os vidros refletivos temperados são uma dessas opções. Você conhece as principais características desse modelo?

Continue lendo para tirar suas dúvidas.

O que são os vidros refletivos temperados?

Esse modelo é popularmente conhecido como vidro espelhado, devido ao efeito provocado na área externa de sua aplicação. É bastante utilizado em projetos em que há a preocupação acerca do conforto ambiental e eficiência energética.

O aspecto refletivo é obtido por meio da aplicação de uma camada metalizada em uma das faces do vidro (área externa). Essa aplicação pode ser feita por dois métodos distintos: câmara a vácuo ou processo pirolítico.

Neste último, a camada metalizada é inserida durante a fabricação, enquanto por câmara a vácuo, o processo é realizado após a fabricação, mediante o depósito dos óxidos sobre a superfície do vidro.

O processo de fabricação impacta na eficácia em relação ao filtro solar e refletividade. No processo pirolítico há maior resistência e refletividade externa, enquanto no processo a vácuo há uma melhor proteção solar e menor refletividade.

Principais características do vidro refletivo temperado

O modelo apresenta diversos benefícios, aliados à estética moderna e agradável. A sua principal característica está relacionada ao controle solar. Com seu uso é possível controlar a reflexão e transmissão da luz solar no interior dos ambientes.

O vidro refletivo temperado também é um isolante térmico efetivo, reduzindo em até 80% a passagem de calor. É capaz de proporcionar economia nas contas de energia elétrica, por possibilitar a redução do uso do ar condicionado.

Por ser temperado, é importante ainda citar a maior segurança em sua aplicação, uma vez que é produzido para reduzir os danos em caso de quebra por impacto. Ao quebrar, o vidro temperado não estilhaça, evitando acidentes.

Possui uma maior resistência às ações térmicas e mecânicas e oferece privacidade aos ambientes em que há a sua aplicação, ao bloquear a visão do lado externo em relação ao interior. É muito utilizado em fachadas de prédios comerciais, portas e janelas, sacadas residenciais e em box de banheiro.

Como aplicar os vidros refletivos temperados no Brasil

O Brasil possui regiões com diversas situações climáticas e de incidência solar, que irão impactar na tomada de decisão por vidros refletivos temperados. Onde houver maior incidência de raios solares e altas temperaturas é necessário optar por vidros com maior refletividade.

Isso tornará os ambientes mais confortáveis devido à regulagem de temperatura interna. De outro modo, em regiões onde há menor incidência solar, como é o caso do Sul do país, é recomendado a utilização de vidros de baixa refletividade. Essa relação é inversamente proporcional.

A aplicação deverá, necessariamente, seguir as normas técnicas da ABNT NBR 7199. Se você deseja integrar os vidros refletivos temperados ao seu projeto, conte com a Reflex Tempervidros.

São mais de 15 anos de experiência no beneficiamento de vidros e espelhos, utilizando tecnologia e treinamento constante para entregar produtos com excelência e segurança. Visite nossa galeria de produtos e serviços.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *