Quando se fala em obras, muitos ficam de cabelo em pé, afinal, são muitos detalhes para pensar. É preciso ter um bom planejamento para a estrutura e estética de sua construção.
Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas sobre como definir os melhores vidros para sua obra. Acompanhe nosso artigo.
Existem inúmeras opções de vidros, mas existem alguns detalhes que precisam ser avaliados antes de definir o que será utilizado em sua construção.
É extremamente necessário, atentar-se para:
– Resistência;
– Conforto térmico;
– Durabilidade;
– Transparência;
– Entre outros.
Além disso, o ideal é que se escolha um bom profissional para a aplicação do mesmo, afinal, terá grande responsabilidade no resultado final. Ele precisa ter um bom conhecimento a respeito das normas técnicas, pois só assim será possível efetuar a aplicação de forma segura.
Infelizmente, atualmente, algumas instalações estão equivocadas e isso pode pôr as pessoas em risco.
Um dos erros que têm acontecido de forma mais recorrente é a respeito de sacadas e parapeitos. Esses ambientes precisam ter vidros de espessura maior, afinal, são lugares altos e com risco aos usuários.
O segundo erro mais comum é a aplicação de vidros temperados em coberturas e claraboias. Nesse caso, o correto seria um vidro laminado.
O vidro a ser escolhido, vai depender do espaço onde será instalado. Por isso, veja abaixo, qual o tipo e quais normas deve pesquisar.
O correto, neste caso, é a utilização de um vidro temperado e que tenha, no mínimo, 8 mm de espessura.
Além disso, de acordo com a norma, é preciso colocar uma película que vai servir como segurança extra, caso o vidro se quebre. Ela protege o usuário e evita que o vidro o machuque.
Como já citamos, o vidro para um guarda-corpo, deve ter no mínimo 10 mm de espessura e 1,10m de altura. Todas as ferragens e fixadores, do local, precisam ser de material antioxidante.
O tipo de vidro para este caso precisa ser laminado ou temperado e laminado.
Precisa ter 1,1m em relação ao piso e vidro de segurança. O material deve ser:
– Temperado;
– Laminado;
– Aramado;
– Ou insulado, em composição com um dos outros três tipos.
Deve ser utilizado vidro temperado ou laminado com 10 mm. Caso a instalação seja do 4º andar para baixo e tenha menos de 1,70m de altura, o vidro poderá ter 8 mm de espessura.
Quando falamos de instalações especiais, estamos citando pisos, degraus, aquários e demais estruturas de vidro. Sendo assim, é preciso utilizar um vidro laminado. Caso a estrutura não esteja totalmente apoiada, pode ser utilizado um laminado temperado.
Outro ponto importante é que as bordas precisam ter uma vez e meia a espessura total do piso.
Essas são as opções ideais para as aplicações essenciais de uma construção. Com a utilização correta, o projeto pode ficar bonito esteticamente e seguro.
Agora que você já sabe quais são os vidros corretos para cada ambiente, conheça nossos produtos. Acesse o nosso site e fale conosco.