Por que é importante estar atento as normas de utilização dos vidros temperados?

O vidro temperado é um dos elementos chave da indústria, podendo ser utilizado na decoração, na construção civil, no segmento automotivo e em dezenas de outros setores. Ele é produzido através de um processo térmico especial que aumenta sua resistência, dureza e garante mais segurança na sua utilização, pois quando quebrado não produz cacos pontiagudos como os vidros comuns.

Suas vantagens

Entre as vantagens da sua utilização estão:

• Alta resistência a impactos, quando comparamos com as versões comuns;

• Segurança;

• Resistente a extremas temperaturas;

• Conforto térmico e acústico;

• Praticidade de limpeza, instalação e manutenção.

Mas para garantir a longevidade do produto e poder usufruir de todos os benefícios da sua utilização, é importante estar atento às normas de utilização dos vidros temperados.

Normas ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por estabelecer os requisitos para instalação e manuseio dos vidros temperados. O objetivo disso é orientar os profissionais da área, oferecendo um padrão de utilização segura, e evitar possíveis danos aos usuários.

São inúmeras as normas vigentes no setor vidreiro, e elas mudam de acordo com a demanda de novas utilizações para o vidro temperado, de acordo com novas descobertas sobre o material e com o resultado de testes aplicados.

Por isso, é essencial consultar sempre antes de um projeto a lista atualizada de determinações, disponível no site www.abnt.org.br, sendo as principais determinações a ABNT NBR 14698:2001 – Vidro Temperado, que abrange diversos temas sobre o material, e a ABNT NBR 13866:2004 – Vidro temperado para aparelhos domésticos da linha branca, onde são especificados os requisitos e os métodos de ensaio do produtor em aparelhos domésticos.

Estas normas especificam requisitos para aplicações de vidros na construção civil, em eletrodomésticos, em móveis, orientam sua utilização em locais específicos como boxes de banheiro, fachadas e paredes.

Lá é possível encontrar também a metodologia de classificação deste como sendo um vidro de segurança.

Qual a importância de seguir essas normas?

A intenção primordial dessas determinações é orientar a forma segura de realizar os procedimentos com vidro temperado, trazendo segurança para o profissional que vai instalá-lo e para as pessoas que irão ter contato com ele no dia a dia.

Por mais que o vidro temperado seja rígido e possua uma incrível durabilidade, isso não deve impedir você de seguir as normas de segurança. Na verdade, ultimamente temos é que redobrar nossa atenção, pois o material vem sendo utilizado de formas mais complexas, ficando cada vez mais próximo do público.

As normas falam sobre aspectos específicos como qual espessura de vidro escolher para determinada obra, como avaliar a força dos ventos e demais influências climáticas nos vidros utilizados em edificações, como realizar a manutenção corretiva e preventiva, condições para aplicação janelas de automóveis, altura padrão que o box do banheiro precisa ter e quando aplicar a película de segurança no vidro.

A falta de atenção a estas normas podem levar a gastos inesperados e até mesmo a acidentes graves e isso ninguém merece. Então consulte um especialista e dedique-se a cumprir as normas, isso vai te garantir um projeto acessível, arrojado e bem mais seguro.

O primeiro passo para atender estas normas é adquirir o seu vidro temperado com uma empresa confiável como nós, da Reflex Tempervidros. Há mais de 15 anos no mercado, mantemos a excelência dos nossos produtos, investindo nas mais modernas tecnologias para oferecer a você as melhores soluções em vidros temperados. Acesse nossa galeria de produtos e serviços, e entre em contato para solicitar um orçamento.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *