Quais são os vidros mais seguros e resistentes que existem?

O vidro é um material bastante versátil e pode ser utilizado para um grande número de finalidades. Alguns usos do vidro exigem um material mais resistente e seguro, que suporte pressões, temperaturas, impactos e que não machuque pessoas em caso de quebra ou rompimento. Nesse texto, iremos apresentar a você os vidros mais seguros e resistentes que existem. Está interessado? Confira!

Vidros de segurança

Quando o assunto é segurança e resistência, três tipos de vidro são destaque: temperado, laminado e aramado. Esses vidros têm uma montagem estrutural que permite maior resistência e, por isso, são os mais usados para boxes, tampos de mesa, prateleiras, degraus, janelas, vidros automotivos, vidros para usos químicos ou industriais, entre outros. Veja:

Vidro temperado

Vidro temperado é o nome dado à peça de vidro que passou por um processo chamado têmpera. O processo consiste em pegar vidro comum, aquecê-lo e resfriá-lo subitamente. Com isso, a peça se torna mais segura e resistente. Sua resistência permite a aplicação sem o uso de caixilhos, tornando o material ainda mais versátil.

Além da resistência aprimorada, outra característica desse tipo de vidro é que, ao quebrar, ele não oferece grandes riscos de ferir pessoas próximas ao local da ruptura. O vidro temperado quebrado forma cacos de tamanho maior com pontas arredondadas – e não pontiagudas -, que não ferem a pele.

Vidro laminado

O vidro laminado também tem performance diferenciada para quem busca utilizar um material de alta resistência e segurança. No caso do laminado, ele também tem um ótimo desempenho em relação ao som e à temperatura e, por isso, sua característica isolante lhe permite amplo uso na arquitetura, portas, divisórias, janelas, guarda-corpos, vitrines, coberturas, fachadas, entre outros.

O vidro laminado é composto por duas peças de vidro comum unidas por uma fina camada de PVB ou resina entre ambas. Essa camada é utilizada para impedir que os cacos de vidro se espalhem em caso de quebra. Se o vidro vier a quebrar, os pedaços ficarão aderidos à camada interna, facilitando a higienização e garantindo segurança ao ambiente.

Vidro aramado

O vidro aramado, além de ter como diferencial o aspecto da segurança, também é uma ótima escolha para quem busca um vidro decorativo. As peças de vidro aramado são compostas por um vidro translúcido impresso agregado a uma grelha feita de metal.

Tal qual a película do vidro laminado, a grelha aqui também tem a função de segurar fragmentos em caso de quebra. Esse vidro também tem boa performance de resistência ao fogo e a altas temperaturas. Muito utilizado para divisórias, coberturas, guarda-corpos, movelaria e outros fins correlatos.

Outros vidros para você

Agora que você já conhece os vidros de segurança, saiba sobre outros tipos de vidro que podem interessar ao seu projeto

  • Vidro impresso: vidro com uma ou ambas as faces impressas com desenhos ou texturas
  • Vidro craquelado: duas camadas de vidro comum unidas por uma camada de vidro temperado quebrado entre elas, com lindo aspecto estético
  • Vidro acidado: vidro levemente opaco, produzido em várias cores através do contato com ácidos

Acesse o nosso site e conheça a nossa galeria de produtos!

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *