Vidros temperados: conheça suas principais aplicações

Os vidros temperados trazem uma maior segurança aos projetos por causa da sua resistência superior a choques térmicos, se comparados aos vidros comuns com a mesma espessura.

Isso é devido ao tratamento feito a partir do superaquecimento a 700 ˚C, seguido de um resfriamento brusco, sendo esse um processo regulamentado pela norma ABNT NBR 14698.

Este modelo de vidro é o mais comum na construção civil em virtude da menor propensão de quebra e potenciais acidentes. Sua principal característica é a fragmentação controlada quando exposto a um impacto ou diferenças bruscas de temperatura. Você sabe onde os vidros temperados são aplicados? Continue lendo.

Conheça 10 das suas principais aplicações

Os vidros temperados oferecem estética combinada à funcionalidade, personalizando diversos projetos e permitindo uma maior segurança às pessoas que interagem com o material. Tem uma resistência cinco vezes superior aos vidros comuns e trazem modernidade aos ambientes.

Uma das principais aplicações dos vidros temperados é em portas e janelas, que permitem uma maior incidência da luz solar. Além disso, os boxes de banheiro também são usualmente produzidos com vidro temperado, aumentando o apelo estético do cômodo.

Os vidros temperados também são procurados para a produção de vitrines e fachadas acima do térreo, sobretudo de prédios comerciais. É ainda matéria-prima para objetos menores como porta-copos e apoios de panela, permitindo o contato com superfícies quentes.

É ideal para a montagem de jardins de inverno, para uma decoração diferenciada e resistente aos efeitos do tempo. Em ambientes externos, o vidro temperado também pode ser utilizado na fabricação de mesas e vasos.

Fugindo do comum, podemos encontrar aplicações pouco utilizadas como em bordas de piscinas ou até mesmo em caminhos de vidro que permitam observar o solo e as plantas. Por ser um material versátil, permite a fácil integração a diferentes ideias de decoração, mantendo um aspecto clean.

Leia também: Qual o tipo de vidro mais indicado para as partes externas das casas?

Cuidados com os vidros temperados

Os vidros temperados não se desgastam com o tempo, mas a estrutura de suporte (ferragens, por exemplo) pode apresentar alterações. A manutenção preventiva é recomendada a cada 12 meses ou conforme seja observada alguma mudança no funcionamento de boxes de banheiro, janelas ou outras aplicações. Para a limpeza diária, evite materiais e produtos químicos abrasivos, prezando por manter o vidro temperado seco e sem o excesso de resíduos. Cuide com a secagem de boxes de banheiro, mantenha a porta móvel aberta para secar sem a formação de manchas. É imprescindível estar atento a possíveis alterações que podem ocorrer em razão de uma forte impacto. Se houver sinal de fragmentação, solicite a visita de um especialista. Onde comprar vidros temperados? É essencial a compra de vidros temperados somente com empresas certificadas pelo INMETRO. É possível conhecer a lista de empresas com vidros temperados certificados no site da ABRAVIDRO – Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos. A Reflex Tempervidros é uma empresa certificada para a venda de vidros temperados, oferecendo produtos com qualidade e segurança. Conheça os nossos serviços e faça o seu orçamento.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *